quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Nova Olinda sedia encontro de Apicultura e Meliponicultura

O 9° encontro de Maranhense de apicultura e Meliponicultura , a 2° Feira da Agricultura Familiar da região do Turi e Gurupi e o 2° Torneio Leiteiro da região do Turi e Gurupi aconteceu noa dias 30 de novembro e 1° de dezembro de 2012 em Nova Olinda do Maranhão, na Praça de eventos do município. O evento foi uma realização do SEBRAE em parceria com a prefeitura de Nova Olinda e apoio dos órgãos; SAGRIMA, CODEVASF, UEMA, AGED, IFMA, EMBRAPA, COOPEMEL, COODETER, ALTO TURI E GURUPI, BANCO DO BRASIL, BANCO DO NORDESTE E MAPA.




A abertura foi com a dança cultural indígena Anauá, em seguida aconteceu o credenciamento dos participantes e a abertura oficial do evento, que contou com a presença das autoridades municipais e o representante do governo do estado Dr. Luis Fernando chefe da casa civil. Durante todo dia foram proferidas as palestras: A profissionalização da Apicultura no Nordeste com José Xavier Leal Neto, presidente da União Nordestina de Apicultores e Meliponicultores UNAMEL- CE, Contribuição da CODAVESP para a atividade apícola com Dr. João Batista Martins superintendente da CODAVESP no Maranhão, Melhoramento Genético em Abelhas Africanizadas com Dr. Edimilson Esperser da USP, Ribeirão Preto São Paulo, Certificação das Unidades de Extração de Produtos Apícolas com Dra. Ângela Baquil Secretaria Federal da Agricultura no Maranhão e Panorama atual e perspectivas futuras da meliponicultura no Brasil e no Mundo com Dr. Murilo Sergio Drumonnd Gerente do Programa Nacional de Abelhas Nativas da UFMA.


Na parte de Horticultura aconteceram as palestras; Cenário da horticultura e território da cidadania do Turi e Gurupi com o Ney Medeiros engenheiro agrônomo e consultor do SEBRAE, Defensivos Alternativos com Alcimar Viana Nascimento engenheiro agrônomo da equipe de ATER, maranhão e a Importância da ferramenta de controle gerencial para horticultura com Aldo Lucio Logrado Administrador e Consultor do SEBRAE Maranhão.




No auditório da prefeitura também aconteceu a palestra sobre Missão e Importância da câmara setorial como estratégia de desenvolvimento do setor apícola do estado com José Xavier Leal neto, Presidente da União Nordestina de Apicultores e Meliponicultores da UNAMEL CE. Logo após aconteceu a reunião da câmara Setorial do Mel do Maranhão. Na área da piscicultura teve palestra sobre manejo Alimentar de peixe em viveiros escavados, acesso as compras governamentais, acesso ao credito com foco na Piscicultura maranhense e criação racional de Peixes em Viveiros escavados e tanques.

RAINHA DO MEL Na parte da noite aconteceu a escolha da rainha do mel, um concurso que reuniu garotas de varias cidade da região, a representante de Nova Olinda Ângela Frazão foi eleita a Rainha do Mel versão 20012. “ pra mim é uma honra ser rainha representando a minha cidade, que hoje sinto muito orgulho dela, esse evento está sendo um sucesso.” No dia 1º de Dezembro, último dia de evento, teve inicio com a apresentação do Boi Naná, a partir das 08:30 o ciclo de palestras continuaram com Cenário da Apicultura e Meliponicultura maranhense com Ezequias Costa Brito e Raimundo Costa, diretores da TURIMEL, Apresentação de experiência: PAA na tela de Zé Doca, associação dos trabalhadores rurais da vila Boa Esperança, mesa redonda com o tema: Perspectivas de Investimentos para a apicultura Maranhense com o mediador Vicente Silva Paiva presidente da câmara setorial do mel, palestra sobre qualidade do mel com Dra Tereza Cristina pesquisadora da UFMA, palestra sobre Analise Sensorial dos méis do Maranhão com professor José Malheiros, membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Imunologia Básica da UFMA, palestra sobre Produção e Introdução da Rainha na Colméia com Rafael Silva Santos técnico da PRODAPYS de Santa Catarina, palestra Acesso as Compras Governamentais com Dra Fabiola Álvares engenheira agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES) Coordenadora do PAA no Maranhão, palestra sobre a importância da criação regional de abelhas sem ferrão com Dra Graça Sipaúba engenheira agrônoma da AGERP/MA, palestra sobre a potencialidade dos biomas maranhenses para a apicultura com o professor Euler Tenório consultor do SEBRAE, palestra sobre o comercio mundial do mel com Dr. Dário Chiachiari gerente da PARODI Argentina.


TORNEIO LEITEIRO Paralelo ao evento aconteceu o torneio leiteiro, na parte de bovinocultura do leite varias palestras foram realizadas sobre qualidade na produção do leite, acesso ao credito com foco na bovinocultura, uso de agrotóxicos e seus efeitos na pecuária e acesso as compras governamentais.



O prefeito de Nova Olinda Delmar Sobrinho afirmou que o evento foi um sucesso, ele destacou ainda que no seu governo a agricultura familiar é prioridade, para tanto tem buscado importantes parcerias no sentido de desenvolver a agricultura familiar no município. Fechando o evento três bandas de forró fizeram a alegria dos presentes, com destaque para o forró Esfregue e Dance que encerrou em grande estilo o evento.


Por: Joab Ricardo
Fotos: Maycon  Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário