quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Nova Olinda sedia encontro de Apicultura e Meliponicultura

O 9° encontro de Maranhense de apicultura e Meliponicultura , a 2° Feira da Agricultura Familiar da região do Turi e Gurupi e o 2° Torneio Leiteiro da região do Turi e Gurupi aconteceu noa dias 30 de novembro e 1° de dezembro de 2012 em Nova Olinda do Maranhão, na Praça de eventos do município. O evento foi uma realização do SEBRAE em parceria com a prefeitura de Nova Olinda e apoio dos órgãos; SAGRIMA, CODEVASF, UEMA, AGED, IFMA, EMBRAPA, COOPEMEL, COODETER, ALTO TURI E GURUPI, BANCO DO BRASIL, BANCO DO NORDESTE E MAPA.




A abertura foi com a dança cultural indígena Anauá, em seguida aconteceu o credenciamento dos participantes e a abertura oficial do evento, que contou com a presença das autoridades municipais e o representante do governo do estado Dr. Luis Fernando chefe da casa civil. Durante todo dia foram proferidas as palestras: A profissionalização da Apicultura no Nordeste com José Xavier Leal Neto, presidente da União Nordestina de Apicultores e Meliponicultores UNAMEL- CE, Contribuição da CODAVESP para a atividade apícola com Dr. João Batista Martins superintendente da CODAVESP no Maranhão, Melhoramento Genético em Abelhas Africanizadas com Dr. Edimilson Esperser da USP, Ribeirão Preto São Paulo, Certificação das Unidades de Extração de Produtos Apícolas com Dra. Ângela Baquil Secretaria Federal da Agricultura no Maranhão e Panorama atual e perspectivas futuras da meliponicultura no Brasil e no Mundo com Dr. Murilo Sergio Drumonnd Gerente do Programa Nacional de Abelhas Nativas da UFMA.


Na parte de Horticultura aconteceram as palestras; Cenário da horticultura e território da cidadania do Turi e Gurupi com o Ney Medeiros engenheiro agrônomo e consultor do SEBRAE, Defensivos Alternativos com Alcimar Viana Nascimento engenheiro agrônomo da equipe de ATER, maranhão e a Importância da ferramenta de controle gerencial para horticultura com Aldo Lucio Logrado Administrador e Consultor do SEBRAE Maranhão.




No auditório da prefeitura também aconteceu a palestra sobre Missão e Importância da câmara setorial como estratégia de desenvolvimento do setor apícola do estado com José Xavier Leal neto, Presidente da União Nordestina de Apicultores e Meliponicultores da UNAMEL CE. Logo após aconteceu a reunião da câmara Setorial do Mel do Maranhão. Na área da piscicultura teve palestra sobre manejo Alimentar de peixe em viveiros escavados, acesso as compras governamentais, acesso ao credito com foco na Piscicultura maranhense e criação racional de Peixes em Viveiros escavados e tanques.

RAINHA DO MEL Na parte da noite aconteceu a escolha da rainha do mel, um concurso que reuniu garotas de varias cidade da região, a representante de Nova Olinda Ângela Frazão foi eleita a Rainha do Mel versão 20012. “ pra mim é uma honra ser rainha representando a minha cidade, que hoje sinto muito orgulho dela, esse evento está sendo um sucesso.” No dia 1º de Dezembro, último dia de evento, teve inicio com a apresentação do Boi Naná, a partir das 08:30 o ciclo de palestras continuaram com Cenário da Apicultura e Meliponicultura maranhense com Ezequias Costa Brito e Raimundo Costa, diretores da TURIMEL, Apresentação de experiência: PAA na tela de Zé Doca, associação dos trabalhadores rurais da vila Boa Esperança, mesa redonda com o tema: Perspectivas de Investimentos para a apicultura Maranhense com o mediador Vicente Silva Paiva presidente da câmara setorial do mel, palestra sobre qualidade do mel com Dra Tereza Cristina pesquisadora da UFMA, palestra sobre Analise Sensorial dos méis do Maranhão com professor José Malheiros, membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Imunologia Básica da UFMA, palestra sobre Produção e Introdução da Rainha na Colméia com Rafael Silva Santos técnico da PRODAPYS de Santa Catarina, palestra Acesso as Compras Governamentais com Dra Fabiola Álvares engenheira agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES) Coordenadora do PAA no Maranhão, palestra sobre a importância da criação regional de abelhas sem ferrão com Dra Graça Sipaúba engenheira agrônoma da AGERP/MA, palestra sobre a potencialidade dos biomas maranhenses para a apicultura com o professor Euler Tenório consultor do SEBRAE, palestra sobre o comercio mundial do mel com Dr. Dário Chiachiari gerente da PARODI Argentina.


TORNEIO LEITEIRO Paralelo ao evento aconteceu o torneio leiteiro, na parte de bovinocultura do leite varias palestras foram realizadas sobre qualidade na produção do leite, acesso ao credito com foco na bovinocultura, uso de agrotóxicos e seus efeitos na pecuária e acesso as compras governamentais.



O prefeito de Nova Olinda Delmar Sobrinho afirmou que o evento foi um sucesso, ele destacou ainda que no seu governo a agricultura familiar é prioridade, para tanto tem buscado importantes parcerias no sentido de desenvolver a agricultura familiar no município. Fechando o evento três bandas de forró fizeram a alegria dos presentes, com destaque para o forró Esfregue e Dance que encerrou em grande estilo o evento.


Por: Joab Ricardo
Fotos: Maycon  Alves

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Você sabe com quem está falando?

Um dos maiores defeitos que o ser humano pode agregar é a megalomania associada ao espírito de superioridade. Quem possui essas medonhas características vive em volta em um universo onde tudo gira ao seu redor, ele é sempre superior em todos os aspectos, o seu status social permite perfeitamente que ele inferiorize os demais humildes seres humanos, quando ele se sente ameaçado usa uma frase clássica: “você sabe com quem está falando?’’
Essa frase pernóstica e segregadora deveria ser crime inafiançável, pois ela sempre implica uma separação radical e autoritária entre duas posições diferentes, essa frase que muitos usam com orgulho, não deveria ser, pois em si só ela traz uma carga considerada antipática e reprovável. A expressão é sempre um recurso escuso ou ilegítimo, geralmente usada quando o ”todo poderoso” sente sua autoridade ameaçada ou diminuída, quando deseja impor de forma definitiva o seu poder ou status ou quando simplesmente deseja inferiorizar o seu interlocutor em relação a sua posição social, confesse, você não fica P da vida quando ouve: ”você sabe com quem está falando?
Concordo plenamente que o critério econômico determina o padrão de vida, isso é obvio, mas de forma alguma deveria determinar o padrão de relações pessoais e morais, pois isso gera sentimentos como medo, inveja e antipatia.
Quando fui vitima dessa frase recentemente, em um lugar publico quando alguém que se julgava superior tomou a minha vez na repartição para ser atendido eu apelei para frase: ”quem você pensa que é?” essa pergunta tem o sentido inverso da ”você sabe com quem está falando?,” pois situa o homem como igual, mostra para o pedante que independente da sua posição ele teoricamente não tem nenhum direito a mais do que os outros, essa formula fez o arrogante pensar e o trouxe de volta ao mundo real, reforçando as regras igualitárias e colocando no plano da ilusão e fantasia torpe as pretensões hierarquizadas.
Pesquisando o modelo europeu de convivência descobri que se numa fila o soldado chega antes do cabo, o cabo antes do sargento e o sargento antes do capitão, não há lei alguma capaz de alterar essa ordem. O superior esperará sua vez com a maior naturalidade. Pois todos têm direitos iguais na constituição deles, e por incrível que pareça na nossa também! A nossa real identidade não é o papel que estamos desempenhando na sociedade, não é a roupa de linho branco, os gestos e maneiras, o anel de formatura ou a caneta tinteiro no bolso de fora do paletó.
A nossa real identidade esta na essência do que realmente somos, seres humanos iguais e que merecem o mesmo tratamento em qualquer lugar.
Por: Joab Ricardo

UM NOVO TEMPO, UMA NOVA HISTÓRIA - GOV. NUNES FREIRE-MA

Um Novo Tempo, Uma Nova História. Governador Nunes Freire começa a viver dias de dignidade e trabalho, pois depois de muito sofrimento chegou um governante para devolver a esperança para o povo, seu nome? Marcel Curió. Logo que assumiu os destinos do município a primeira providencia foi limpar completamente a cidade
 
Imagens: Joab Ricardo e Robson Carvalho
Texto: Joab Ricardo
Edição: Robson Carvalho

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Venha conhecer a Polishop.com.vc


A Polishop te ajudará a conquistar sua independência financeira, venha fazer parte dessa GIGANTE. Não se preocupe, esse cadastro é sem compromisso, e seus dados são mantidos em sigilo.
Não custa nada
SEJA UM EMPREENDEDOR POLISHOP
SOLICITE MAIS INFORMAÇÕES:
Nome
E-mail
Telefone 

A carnificina da TV bacabalense e o conceito de ética

Por Joab Ricardo
Quem resolver assistir uma parte da nossa programação da TV local, em especial em horário de almoço vai ter que engolir um prato muito indigesto. É incrível o tanto de imagens chocantes e deprimentes exibidas sem nenhum crivo por parte dos programas, em especial os de cunho policial. A desculpa é sempre aquela mesma, “precisamos mostrar a realidade dos fatos para que as autoridades tomem as providências e isso, aquilo outro, etc.” será preciso mesmo apelar tanto para o lado emotivo mostrando indiscriminadamente imagens tão fortes? Gente em estado de putrefação adianta, cadáveres despidos, pessoas agonizando praticamente na hora da morte, mas com um monte de repórteres em cima para que o mesmo preste esclarecimentos sobre o crime que o vitimou, pode uma coisa dessas? Em Bacabal sim, tudo pode em nome da “noticia.”
Os abusos da imprensa hoje constituem mais regras do que exceções, por isso tornaram-se tão comuns em nosso meio televisivo. Determinados profissionais da comunicação embasados em conceitos de “interesse público” julgam-se no direito de exibir a imagem do cidadão indiscriminadamente, o propósito desse simples artigo é discutir sobre o uso ético para fins noticiários, sob o prisma da dignidade humana. Em uns dos termos de direito de imagem que qualquer individuo possui fala sobre o direito a presunção de inocência, ou seja, as pessoas em regra, tem o direito de escolher de que maneira e em quais ocasiões devem aparecer em publico, as pessoas tem o direito de serem preservadas em face a curiosidade de terceiros, inclusive da imprensa, notadamente quando a exposição puder ensejar vexame ou constrangimento. Diante dessas leis e tantas outras de preservação de imagem eu pergunto: como ficam os familiares que tem seus parentes, seja inocente ou não exposto de maneira degradante, ás vezes esfacelados, enforcados ou vitimados por crimes horrendos? Com certeza muito constrangida, não é pelo fato que pessoas pobres precisam ser expostas de qualquer maneira, precisamos primar pela ética e acabar com a carnificina na nossa telinha.